segunda-feira, 31 de julho de 2017

11 meses depois

Passaram-se quase 11 meses desde o 1º dia que levei a Leonor ao infantário.
Quase 11 meses de uma noite sem pregar olho e de um aperto enorme no coração.
Tinha várias pessoas a dizerem-me para não levar a Leonor para o infantário, que a minha mãe podia continuar a tomar conta dela. Mas eu acreditava que era o melhor para ela, acreditava que a Leonor precisava de conviver com outros adultos e com outras crianças.
Custou-me tanto fazer-me de forte em frente a todos, apenas para não dar o braço a torcer e para transmitir a imagem de "sei o que estou a fazer."
Lembro-me como se tivesse sido hoje, o dia em que entreguei a Nônô à T. e à D., enquanto os meus olhos estavam carregados de lágrimas. 
Lembro-me da T. me chamar à parte para falar comigo e eu simplesmente não conseguir falar, as lágrimas escorriam cara a baixo, e tinha um nó na garganta que me cortava a voz.
Tive medo, tive tanto mas tanto medo.
Confiei a minha filha a uma equipa que não conhecia.
Mas tinha que ser capaz de o fazer!
O tempo foi passando e fui confiando todos os dias um pouquinho mais em ambas.
A Leonor deixou de chorar quando chegava ao infantário, e acho que foi isso que me deu aquele "OK, ela gosta de aqui estar, podes confiar Ivânia!"

Ela desenvolveu tanto e tão rapidamente.
Deu o dito esticão, e sempre debaixo do vosso olho T. e D.
Desde o simples pôr em pé, ao andar.
Desde o produzir sons, ás primeiras palavras.
Desde as primeiras palavras ao cantar.

Aprendeu tantas coisas, tantos nomes de animais, sons, objectos, músicas, os números...
Tenho guardado todos os trabalhinhos que tanto me carregam os olhos de lágrimas só de olhar para eles.
T. e D., convosco cresceu uma bebé, e convosco cresceu também uma mãe! 
Obrigada por todas as festas, obrigada por todos os trabalhinhos feitos com tanto amor, obrigada por darem tanto de vós para receberem em troca os sorrisos mais doces e sinceros do Mundo, os sorrisos dos vossos meninos.

Hoje a Leonor é uma criança tão mais sociável e só vos posso agradecer a vocês, foram e são incansáveis. Gostava de vos poder agradecer de outra forma, mas só consigo agradecer assim...
OBRIGADA! OBRIGADA POR FAZEREM A MINHA FILHA CRESCER E SORRIR DIA APÓS DIA!











Um beijinho enorme, carregado de gratidão, e com mais uma lágrima no canto do olho enquanto escrevo.

Mamã da Nônô


P.S. - Hoje, quase 11 meses depois digo a todas as mães que vão passar pela primeira vez pelo que eu passei em Setembro do ano passado....
custa muito, muito mesmo...mas vale tanto mas tanto a pena.

Sem comentários:

Enviar um comentário