segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Serei eu má mãe?

Será que há alguma regra de conduta que defina o que é ser boa mãe?
Para algumas pessoas parece que se trata duma receita de bolo em que é só juntar aqueles ingredientes estipulados e já está. Para outras pessoas parece um jogo de futebol, quando fazes uma coisa que a ver delas não está bem, dá-te direito a receberes um cartão vermelho e ficares com o rótulo de má mãe!
Já pensei vezes e vezes sem conta no que faço e deixo de fazer porque já várias vezes me foi apontado o dedo. Aliás acho que há pessoas tão más que ficam á espera da mínima coisa para poderem ter que falar e criticar.
Não sigo nenhum livro, nem nenhum manual de instruções.
Todos os dias aprendo a ser mãe.

Nunca deixei de fazer o que gosto apenas porque me tornei mãe, apenas tento conciliar o que gosto de fazer com o tempo que também me sobra para a Leonor. Acho que o simples facto de me lembrar que tenho coisas minhas que gosto de fazer, e não me esquecer de mim não pode fazer de mim má mãe! Não faço para que tudo seja perfeito, porque na realidade não o é! Sim, já vesti a minha filha á pressa, ou já cheguei ao final do dia olhei para ela e pensei para mim mesma, amanhã tomas banhinho, a mãe hoje está cansada! Também já esqueci de pôr uma fralda de pano na mala dela naquele dia que saí a correr de casa. Ou já esqueci das medidas do leite para lhe fazer o biberon, mas na primeira farmácia que encontrei no caminho comprei uma lata de leite nova. Será que também sou má mãe por isso?
Quando somos mães, é super fácil sermos absorvidas pela rotina do dia-a-dia, pela correria de deixar os nossos filhos nos infantários, irmos para o trabalho e termos de arrumar a casa e tratar da roupa. Mas também temos de saber tirar o proveito da parte boa de ser mãe.
Chego ao final do dia de rastos é verdade, muitas vezes só me apetece que a Leonor vá dormir, mas ao mesmo tempo só me apetece disfrutar de todos os segundos que tenho para estar com ela. E a verdade é que ás vezes com uns 30minutinhos de brincadeira ela fica feliz e eu de coração cheio.

Sei que me deixo vencer pelo cansaço, mas nunca lhe faltou amor!
Ninguém é perfeito. E eu não sou diferente… não sou perfeita. Cometo os meus erros, mas sei que amo acima de tudo a minha filha. E sei que só pelo o simples facto de a amar assim ela vai ser sempre feliz!

4 comentários:

  1. Adorei ler a publicação pois identifico me muito com o seu sentimento e por vezes sinto me assim e a pensar que serei ma mae ou que nao o sei ser!! é um sentimento horrivel!! Pensamos por vezes em po-los a dormir e ir descanar mas depois pensamos... quero aproveitar todos os momentos contigo... e la vamos nos brincar com os nossos pequenos! estamos cansadas sim mas o nosso amor consegue vencer o cansaço por eles!! muitas maes se sentem assim e nao sao capazes de o dizer e a si so lhe agradeço pela coragem !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro que tudo quero agradecer o seu comentário =)
      É verdade sim, acho que quando nos tornamos mães somos criticadas se a palavra cansaço sai da nossa boca, ou se nos mandamos para cima do sofá e esperamos que os maridos tomem conta de tudo por um par de horas!
      Confesso que o faço algumas vezes, e que não tenho sequer que me queixar pelo super papel de pai que o meu marido desempenha.
      Mas sei que quando por algum motivo comento com alguém que passo uma ou duas horas no sofá e ele trata das coisas, as pessoas fazem má cara... porque supostamente esse é o papel da mãe e não do pai!
      Para mim isso não existe. Não tenho pilhas duracel nem lá perto e sinto-me cansada tal como qualquer outra pessoa.
      Obrigada por partilhar comigo o seu sentimento!

      Eliminar
  2. Adorei ler a publicação pois identifico me muito com o seu sentimento e por vezes sinto me assim e a pensar que serei ma mae ou que nao o sei ser!! é um sentimento horrivel!! Pensamos por vezes em po-los a dormir e ir descanar mas depois pensamos... quero aproveitar todos os momentos contigo... e la vamos nos brincar com os nossos pequenos! estamos cansadas sim mas o nosso amor consegue vencer o cansaço por eles!! muitas maes se sentem assim e nao sao capazes de o dizer e a si so lhe agradeço pela coragem !

    ResponderEliminar