quarta-feira, 6 de abril de 2016

O Primeiro mês da Leonor!

Dizem que ter um bebé muda por completo as nossas vidas, concordo e ao mesmo tempo não posso estar de acordo.
Confesso que no primeiro dia que estivemos em casa, foi o meu dia de dormir! O Artur tomou conta da Leonor o dia TODO! Eu só acordava para ela mamar. Daí para a frente fizemos a nossa rotina normal. Felizmente a Leonor sempre foi uma bebé calminha, dormia horas a fio, o que me dava tempo para tratar das coisas da casa.

Saí todos os dias de casa com a Leonor, e nunca me privei de fazer fosse o que fosse. Continuei a ir tomar café todos os dias com a minha mãe, a ir arranjar o cabelo e as unhas, fazer as compras do supermercado, ou ir ver os jogos de futsal do Artur, sempre na companhia da Leonor.
Inicialmente foi fácil, estava á espera de ver a minha vida de pernas para o ar e não conseguir dar conta do assunto, mas consegui claro que contando com o apoio do Artur da minha mãe, amigas e família.

Por volta das duas semanas, apanhámos o nosso primeiro valente susto com a Leonor, eu tinha muito leite, muito leite mesmo, ás vezes quando ela parava de mamar eu parecia uma fonte (ahahahah) o leite continuava a escorrer, e como ela era mesmo muito pequenina, não dava conta do leite que saía, no que é que isto deu? A Leonor uma noite, enquanto mamava engasgou-se e ficou sem respirar, o Artur agarrou rápido nela, virou-a de barriga para baixo, e deu pancadinhas nas costas, quando olhei para ela, vi-a a ficar roxa e a revirar os olhos, gelei, já tinha ligado para o 112, e via a ambulância passar ás voltas ao meu prédio e não dava com a nossa casa.
Felizmente ela desengasgou-se sozinha.
(O médico que nos viu, exlicou que os ´bebés normalmente têm defesas para conseguirem recuperar sozinhos, mas isso não me acalmou)
Fomos até ao hospital e lá pediram para eu lhe dar de mamar novamente, tornou a acontecer o mesmo, ela voltou a engasgar-se mas a enfermeira agiu prontamente.
Explicaram-me o que fazer caso voltasse a acontecer.
Fomos para casa e nos dias seguintes, não fui capaz de ficar com a Leonor sozinha, principalmente na hora dela mamar.
Sentia-me em pânico, com medo de não saber o que fazer. O Artur ficou o dia seguinte ao da ída ao hospital comigo em casa, mas depois teve de voltar ao trabalho.

Este episódio tornou a acontecer noutra noite, tornámos a ir ao hospital, e eu pensei que não ía continuar nesta ansiedade cada vez que ela fosse mamar. Solução? Tirar o leite com a bomba e dar no biberon, assim a Leonor deixou de se engasgar porque a velocidade a que o leite saía do biberon já era controlada por ela.

A Leonor completou um mês no dia em que eu fiz 25anos!

Foto tirada aos 17 dias!

Foto tirada aos 17 dias!

Foto no dia do meu aniversário e 1º mês completo de vida da Leonor!


 
Foi sem dúvida um mês diferente, não pelo trabalho que é tomar conta de um bebé, porque ela não dá trabalho, mas si porque foi um mês de adaptação, nós a aprendermos a tomar conta dela e a aprendermos a ser pais, e ela a adaptar-se ao Mundo e a nós!

...to be continued!

6 comentários:

  1. É muito mais comum ouvir horrores dos primeiros meses de vida de um bebé do que coisas boas, mães que não conseguem ter tempo para sair de casa, se arrumar, dormir, etc Pelos vistos foi bem mais tranquilo contigo e que bom! Acredito que deixe muitas saudades esse tempo de recém nascido, e deve ser tão melhor quando consegues ver que aproveitaste bastante cada instante!
    Que bom que esses acontecimentos dela se engasgar foram só sustos e tudo ficou bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sem dúvida! Acho que todas vivemos com essa ideia na cabeça de que a vida vira um caos. É uma ideia que acaba por ser generalizada, e felizmente não tem de ser assim!
      Acho que se nos mentalizarmos que podemos continuar a fazer a nossa vida como antes, apenas não esquecendo que temos de encaixar em primeiro lugar na nossa agenda o nosso filho, tudo dá certo!
      Eu sabia que ía arranjar as unhas ás 15h00, para tal a Leonor tinha de mamar mais ou menos ás 14h30 para estar a dormir no tempo em que estava a arranjar as unhas, e quando terminasse ainda dava tempo até á próxima hora de mamar! Temos que ser práticas e organizadas é a verdade. Mas dá para fazer tudo!
      Ser mãe dá trabalho sim! É desgastante? É!
      Mas é o trabalho mais compensador do Mundo! E sabes porquê? Porque ao fim do dia, não há nada melhor que olhar para aquelas bochechas gordinhas e sentir aquele "bafinho" de Leite.
      Sou apaixonada pela minha filha e espero conseguir transmitir com a minha experiência que a maternidade não é um bicho papão! =)

      Eliminar
    2. Que demais!! Aposto que aprendeste a ser mais organizada ainda com o teu tempo! Apesar de ainda não ser mãe e de não ter noção de nada, acabo por ter em mim essa esperança de que não será mesmo um bicho papão como tantos falam. Acho que cada caso é um caso, como em tudo na vida, temos que saber identificar os nossos limites e onde estão as nossas fragilidades para evitar coisas ruins. Porque a realidade é que quando vamos com um pensamento negativo e predefinido para alguma coisa, acaba por se tornar isso mesmo, algo ruim.
      Muito feliz por ver que toda essa experiência está a ser maravilhosa, num todo, para vocês.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Estou a gostar muito do teu blog Ivânia! Tando grávida sabe bem ouvir que como dizes "a maternidade não é um bicho papão" visto que é isso que as pessoas mostram ser. Só se ouve as histórias dos partos horriveis e dos primeiros meses serem quase insuportáveis e ao ler o teu blog tem me dado um certo aconchego e conforto no coração. Acho que é normal na gravidez nós já termos as nossas preocupações normais, principalmente entrando no desconhecido, e parece que as pessoas ainda tentam te deixar mais nervosa e mais preocupada.. É raro alguém contar que teve um parto maravilhoso e por isso fico muito contente de partilhares a tua experiencia :) espero que continues com o blog, estou a gostar muito :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Olá Mafalda =)
      Eu também tenho acompanhado o crescimento da tua barriguinha, que devo dizer... Está lindaaaaaa!!! Espero que esteja a correr tudo bem.
      Sim, tens toda a razão. Eu andava cheia de medos e inseguranças! Só ouvia histórias más. Felizmente tive uma amiga que a bebé dela nasceu uns dois meses antes da Leonor e teve um parto tipo o meu... e soube-me tão bem ouvir aquela experiência, que decidi partilhar a minha também! Apesar de algumas complicações na gravidez o resto foi e está a ser excelente!
      Fico contente que estejas a acompanhas o blog! Um beijinho grande =) E obrigada pelas palavras!

      Eliminar