sábado, 10 de junho de 2017

Anorexia Fisiológica

Cá por casa temos andado super preocupados com a Leonor.
Já passou como algumas vezes como referi em posts anteriores por fazes de menor apetite. Mas nos últimos tempos não se trata de ter menos apetite, passa mesmo por não querer comer NADA!
Falámos com o pediatra no dia da última pesagem e tudo aponta para uma Anorexia Fisiológica.

E o que é a Anorexia Fisiológica?

A desaceleração do crescimento dos 12 meses até à puberdade baixa, proporcionalmente, as necessidades calóricas baixam também.
Muitas crianças entre os 12 e os 36 meses passam por um período de menos apetite, onde utilizam as refeições que fazem por dia, para reporem apenas as calorias necessárias para o seu dia-a-dia.
Claro que o facto dos pais verem os filhos a não quererem comer é stressante, contudo os especialistas recomendam não forçar a criança a comer. Na verdade as crianças acabam SEMPRE por comer quando têm fome.

O "truque" passa por não dar uma guloseima para desesperadamente tentarmos que comam algo. por exemplo não quer comer a sopa, então vamos tentar um Iogurte ou uma bolacha, eles vão preferir, mas o pouco que vão comer ocupa o "espaço" que havia para a sopa e estes alimentos não trazem nem de perto nem de longe os valores nutricionais que eles precisam.
Se não quer comer a sopa agora, fica sem comer um pouco mais de tempo, mais tarde voltamos a tentar e se realmente tiver fome, acaba por comer.

Cá por casa tem custado um pouco adoptar esta metodologia, mas tem resultado e desde ontem àao jantar a pequena já tem comido melhor.

O importante é controlarmos o peso e termos em atenção se perde peso. Caso aconteça aí sim, teremos de ir ao pediatra, caso contrário é esperar que esta fase passe, e tentarmos que a hora da refeição não seja um drama.




Um beijinho

Mamã da Nônô


Sem comentários:

Enviar um comentário