sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Nônô a exploradora!

Há tantas formas para poder iniciar este post que nem sei qual delas utilizar.
Podia ser... "Depois da tempestade vem a bonança", "Primeiro estranha-se, depois entranha-se", nem sei.
Depois de ontem ter levado 16Horas do meu dia a chorar e a culpar-me por ter "abandonado" a minha filha na salinha do infantário, enquanto ela me procurava e eu não estava lá para ela (é mesmo esta a sensação que tenho), hoje o dia correu de uma maneira bem diferente.
Para começar, ontem à noite quando me deitei ainda me escorriam lágrimas, acho que tinha a ver com a ansiedade que já estava a sentir em relação ao dia de hoje.
Tentei acalmar-me, e as palavras de conforto e força que muitas mamãs que me vieram deixar, bem como a força que o papá da Nônô me transmitiu foram essenciais para o conseguir fazer.
 Depois pensei e de facto é o que todas devemos pensar..."ela não me pode ver nem sentir assim, senão vai associar esta minha ansiedade e choro á escolinha".
Fechei os olhos e descansei...
Hoje acordei antes do despertador tocar, e antes da Nônô acordar. Fiquei na ronha na cama, a olhar para o tecto, mentalizei-me que não podia sofrer por antecipação e que tinha de ser o mais sincera possível com a minha filha.
Chegou a hora de acordar a princesa.
Acordei-a o mais calmamente que me foi possível, falei-lhe baixo ao ouvido, fiz festinhas no rosto, e quando abriu os olhinhos...sorri! Ela retribuiu o sorriso e mostrou-se bem disposta. Dei-lhe uma banhoca, e enquanto lhe estava a dar o banho, conversei com ela. Sim, eu sei que ela não entendeu o significado do que lhe disse, mas para a minha consciência, foi importante explicar-lhe como ía ser o dia dela hoje. Não queria sentir que mais uma vez a estava a enganar. Ela hoje tinha de me ouvir dizer que "não, hoje não vamos passear filhota! Hoje vais outra vez á escolinha ter com os meninos e a educadora, vais brincar muito e papar lá... A mamã promete-te que vai logo logo a seguir á papa buscar-te. Promete-me que te vais portar bem princesa!"
Vesti-a e dei-lhe o pequeno almoço. Olhei ás horas e estava na hora de irmos para a escolinha.
O caminho hoje pareceu mais curto que ontem, liguei a musica, ía cantando e falando com a Leonor sobre a escolinha, ía dizendo... "já estamos a chegar filhota, tu vais ser tão feliz aqui com os teus amiguinhos", ela simplesmente sorria ou dava aqueles guinchos tão únicos que só ela sabe dar.
Estacionei o carro e o meu coração disparou. Respirei fundo, agarrei a Leonor ao colo, dei-lhe um beijinho na testa e disse "Por favor filhota, hoje vais tentar brincar e estar feliz".
Chegámos á salinha, a educadora veio ter comigo, a Leonor foi prontamente para o colo dela. O meu coração quase deixou de bater, fique incrédula. olhei para a Nônô e disse "a mamã vem já já meu amor". Virei costas e fui embora.
O combinado foi ir buscar a Leonor depois do almoço, quando lá cheguei só queria saber se ela estava bem. a educadora mal me viu disse-me "Mamã se tivesse que pôr uma alcunha á sua filha seria Nônô a exploradora, a sua filha hoje não chorou uma única vez, brincou, explorou os cantos da salinha todos, riu, comeu a comida toda!"
Eu só consegui sorrir, saiu-me um peso de cima dos ombros. Agarrei a Leonor, dei-lhe um beijinho e disse-lhe "a mamã prometeu que vinha buscar-te logo logo, e estou aqui como prometido! Obrigada por te teres portado bem princesa!"

Agora estamos em casa a desfrutar deste tempinho só de nós as duas! Que segunda feira corra ainda melhor que hoje.
Por agora, temos o fim de semana pelo meio, e sem dúvida alguma que vai ser um fim de semana só Nosso.

Sem comentários:

Enviar um comentário